Eletromobilidade acelera: As tendências globais e o papel pioneiro do Brasil na transição para um futuro sustentável

Comunicado de imprensa – Segunda-feira, 26 de agosto de 2024

São Paulo / Pforzheim, 26 de agosto de 2024. A transição global em direção à eletromobilidade é um momento transformador na história do transporte. Entre tantos países ao redor do mundo acelerando esforços no sentido de reduzir as emissões de carbono e adotar soluções sustentáveis de transporte, o papel do Brasil ganhará cada vez mais importância. O País vem explorando suas vocações e enfrentando seus desafios, e assim tem o potencial de tornar-se um líder no movimento global da eletromobilidade, ao mesmo tempo em que estimula o crescimento econômico e a sustentabilidade.

No empenho global para chegar a um futuro mais sustentável, a eletromobilidade surge como um importante estímulo de mudanças no setor de transportes. Quase o mundo todo vem adotando veículos elétricos (VEs) e investindo na infraestrutura necessária para deixar para trás os combustíveis fósseis no transporte. Neste documento, analisamos o impulso global que leva a eletromobilidade à frente, com foco especial no crescente papel do Brasil nessa dinâmica.

Estamos testemunhando um crescimento sem precedentes da eletromobilidade no mundo todo. Segundo estudos recentes, prevê-se que o mercado global de VEs ultrapassará 50 milhões de unidades até 2030, com uma taxa de crescimento anual de 22,6%. Essa rápida expansão é alimentada por vários fatores, incluindo políticas públicas, incentivos dos governos, avanços tecnológicos, conscientização ambiental e desenvolvimento da infraestrutura.

O papel estratégico do Brasil na revolução da eletromobilidade

O mercado brasileiro de eletromobilidade evolui rapidamente, com avanços marcantes nas vendas de VEs, expansão da infraestrutura de recarga e crescente apoio de políticas públicas. Além disso, a instalação de fábricas para a produção local de VEs e componentes vem fortalecendo a cadeia logística, o que impulsiona ainda mais a evolução do setor. Investimentos em redes de recarga e a integração com energias renováveis vêm consolidando o País como sério protagonista na transição para a eletromobilidade na América Latina. O crescimento ininterrupto desse mercado posiciona o Brasil na liderança indiscutível da região na transição para o transporte elétrico.

1. Integração com energias renováveis: O robusto setor de energia renovável no Brasil – especialmente quanto à energia hidrelétrica e eólica –, produz uma base sustentável para o crescimento da eletromobilidade. Os abundantes recursos de energia limpa do País permitem a integração de VEs com uso mínimo de combustíveis fósseis na geração de energia, tornando a transição ainda mais benéfica para o meio ambiente.

2. Iniciativas governamentais: O governo brasileiro introduziu uma série de iniciativas para promover a adoção de VEs, incluindo incentivos fiscais para compras de VEs e investimentos em infraestrutura de recarga, além de apoio à pesquisa e desenvolvimento em tecnologias de VEs. O Plano Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME) tem metas ambiciosas para aumentar a participação de VEs na frota nacional até 2035.

3. Potencial industrial: A indústria automobilística brasileira está gradualmente passando a produzir VEs e seus componentes. As grandes montadoras estão investindo na produção local de VEs, aproveitando a força de trabalho qualificada e a expertise tecnológica do Brasil. Além disso, o País vem explorando oportunidades de tornar-se um centro global de produção de baterias de lítio, dadas suas expressivas reservas minerais.

4. Soluções de mobilidade urbana: Para responder à crescente urbanização e à necessidade de soluções sustentáveis de transporte, as cidades brasileiras vêm adotando ônibus elétricos e outras formas de transporte público eletrificado. São Paulo e Rio de Janeiro lideram com projetos-piloto e formação de grandes frotas de ônibus elétricos, contribuindo para despoluir o ar e reduzir a pegada de carbono.

Desafios e oportunidades

Embora o potencial do Brasil no setor de eletromobilidade seja imenso, permanecem desafios. O alto custo dos VEs, a limitada infraestrutura de recarga e a necessidade de campanhas de conscientização estão entre os principais obstáculos a superar. No entanto, esses desafios também apresentam oportunidades para inovação, investimento e colaboração entre os setores público e privado.

Sobre a Power2Drive South America – A feira & congresso fundamentais para infraestrutura de carregamento e eletromobilidade na América Latina

A Power2Drive South America fará sua estreia no Expo Center Norte, São Paulo, em 27–29 de agosto de 2024 como a feira & congresso fundamentais para infraestrutura de carregamento e eletromobilidade na América Latina, enfocando a relevância do carro elétrico na matriz energética e na sustentabilidade do transporte no futuro, e apresentando soluções inovadoras de carregamento, conceitos de bateria e modelos de negócios para uma eletromobilidade sustentável.

A Power2Drive South America é o ponto de encontro ideal para fabricantes, fornecedoras, instaladoras, distribuidoras, administradoras de frotas e de energia, fornecedoras de eletromobilidade e novas empresas. A feira é uma oportunidade para discutir a situação atual e as tendências estratégicas dos mercados fotovoltaicos latino-americanos, bem como as inovações tecnológicas e as novas oportunidades de negócios.

Juntamente com a Power2Drive Europe em Munique e a Power2Drive India em Gandinagar, o ciclo de feiras está representado em três continentes.

A Power2Drive South America será realizada em paralelo com a Intersolar South America, A maior feira & congresso da América Latina para o setor solar; ees South America, O evento essencial para baterias e sistemas de armazenamento de energia na América Latina; e Eletrotec+EM-Power South America, A feira de infraestrutura elétrica e gestão de energia. As quatro feiras e congressos compõem a plataforma The smarter E South America.

Organização: A Power2Drive South America é organizada pela Solar Promotion International GmbH, Pforzheim e pela Freiburg Management und Marketing International GmbH (FMMI), e coorganizada pela Aranda Eventos & Congressos Ltda, São Paulo.

www.powertodrive-southamerica.com

Power2Drive South America 2024
Datas da feira: 27–29 de agosto de 2024
Horário da feira: 12h–20h
Datas do congresso: 28–29 de agosto de 2024
Horário do congresso: 9h–20h
Local: Expo Center Norte, São Paulo, SP
Para mais informações sobre Power2Drive South America, acesse www.empower-southamerica.com.br

Contato:
Gioia Müller-Russo
Solar Promotion International GmbH
Phone: +49 7231 58598-218
Mobile: +49 151 20835446
mueller-russo@solarpromotion.com

Contato com a imprensa:
Maria Abdalla
Aranda Eventos & Congressos Ltda
Phone : +55 11 3824-5300
Mobile: +55 11 98303-8319
mariabdalla@arandaeventos.com.br

Assessoria de imprensa:
Pimenta Comunicação
Genilson Alves – genilson@pimenta.com – Mobile: +55 11 984 338 087
Regina Pimenta – regina@pimenta.com – Mobile: +55 11 981 366 835
Tatiana Cantoni – taticantoni@pimenta.com – Mobile: +55 11 952 102 225

Está a utilizar um navegador desactualizado

O sítio web não pode ser exibido neste navegador. Favor abrir o website num navegador actualizado, como Edge, Chrome, Firefox ou Safari.